Projeto Carpe Diem é destaque no PROVOCARE TV



Iniciativa de reintegração dos presos à sociedade é mostrada no programa

Nesta semana, o PROVOCARE TV traz o advogado Márcio Coutinho, que há nove anos dirige o Centro de Detenção Provisório (CDP) de Sorocaba.

Agente penitenciário desde 1990, Coutinho foi o idealizador de projetos importantes na administração penitenciária, como a criação de um Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e a implantação de trabalho e estudos para presos provisórios. Na sua pós-graduação em Segurança Pública com Direitos Humanos, abordou o tema “A necessidade da adequação da custódia detentiva aos crimes de baixo potencial ofensivo”. Com base nessa tese, Coutinho idealizou o projeto Carpe Diem, implantado este ano no CDP de Sorocaba.

A iniciativa, pioneira no sistema prisional paulista, é destinado a aprimorar a ressocialização dos presos primários acusados de crime de pequeno potencial ofensivo. Segundo Coutinho, a expectativa é que o projeto reduza o índice de reincidência de 60% para 4,7%. O projeto, que na prática visa separar esses presos dos que são acusados de crimes mais graves, conta com o apoio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Fundação de Amparo ao Preso Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), além do suporte da Prefeitura Municipal de Sorocaba.


O PROVOCARE TV mostra toda a estrutura do projeto, desde a intenção do próprio idealizador, até depoimentos dos funcionários da unidade e de um interno.


O programa é gravado no Transamérica Flat The First e é exibido pela TV COM (Canal 7 – NET- Sorocaba). Vai ao ar nesta quinta-feira (29/10), às 22h30, com as seguintes reprises: sexta-feira às 9h30, sábado às 14h, terça-feira às 13h30 e quarta-feira às 17h30. Também é exibido pela “TVVotorantim” (Canal10 - Supermídia –Votorantim) às 18h.


O programa tem a direção de Werinton Kermes, apresentação de Míriam Cris Carlos, produção de Luciana Lopez, assistência de produção de Samira Galli, imagens de Jorge Silva e Luciano Leme da Costa, com assistência de Marcela Rodrigues e edição de imagens de Flávia Karam.

Exibições:

PROVOCARE TV na TV COM

quinta-feira - 22h30

reprises:

sexta-feira - 9h30
sábado - 14h
terça-feira - 13h30
quarta-feira -17h30


Att,
Samira Galli
provocaretv@gmail.com


Acesse:
http://provocaretv.blogspot.com/
http://www.portalprovocare.com.br/

2 comentários:

Unknown disse...

O projeto parece bom, na terioa, as intenções tambem, no discurso.... Resta saber se funciona na pratica. Conheço o trabalho da Funap e sei que é sério e antigo, porem, em se tratando de sistema prisional no Brasil os fatos falam por si só e dispensam comentarios. Torço para que dê certo, SP precisa.

Unknown disse...

Parabens pelo trabalho!!! Faço minhas as palavras de Shakespeare: "Que seus atos confirmem vossos belos discursos." (Rei Lear)

Mario