PROVOCARE TV apresenta o Nheengatu

O violeiro Ricardo Anastácio traz novidade para o programa
O PROVOCARE TV desta semana exibe o documentário inédito “Nheengatu e o sotaque caipira”, dirigido pelo violeiro Ricardo Anastácio. O vídeo aborda a relação entre a cultura caipira e o sotaque típico da região do médio Tiete. O filme explica as influências da língua Nheengatu, as origens dos nomes de suas cidades no tupi antigo, os pioneiros da música de viola, além de depoimento de grandes nomes da música caipira como: Tinoco, Paulo Vanzolini e Cido garoto. O documentário também mostra o cururu (um repente caipira cantado), os grupos de cultura tradicionais, a poesia cabocla, o divino e o fandango caiçara. “Nheengatu e o Sotaque Caipira” tem apoio do PAC (Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e será passado na íntegra durante o programa. Vale a pena conferir.

Além de exibir o mais novo trabalho de Ricardo Anastácio, “recém saído do forno”, o Programa traz ainda uma entrevista com o violeiro. Ele nasceu em Assis, Vale do Rio Paranapanema, e aos 18 anos foi para a capital, onde teve contato com diversos tipos de músicas. Depois de trabalhar como músico na noite paulistana, voltou para o interior à procura de suas raízes caipiras e realizou pesquisas musicais e culturais, além de estudar violão no Conservatório de Tatuí. Até hoje, trabalha com sua primeira viola, comprado em 1978. Músico e professor de viola, foi o idealizador da Orquestra de Violas de Votorantim e do Violeiras, evento que ocorre todos os anos na cidade de Votorantim. Em 2005 lançou o CD “Viola Tropeira”, que trouxe um repertório com vinte ponteados em diversos ritmos e acaba de lançar segundo disco, intitulado “Chão encantado” em que apresenta o melhor da viola e dos ritmos caipiras.

O programa é gravado no Transamérica Flat The First e é exibido pela TV COM (Canal 7 – NET- Sorocaba). Vai ao ar nesta quinta-feira (09/07), às 22h30, com as seguintes reprises: sexta-feira às 9h30, sábado às 14h, terça-feira às 13h30 e quarta-feira às 17h30. Também é exibido pela ”VotorantimTV” (Canal10 - Supermídia –Votorantim).

O programa tem a direção de Werinton Kermes, apresentação de Míriam Cris Carlos, produção de Luciana Lopez, assistência de produção de Samira Galli, imagens de Fábio Costa e Jorge Silva e edição de imagens de Flávia Karam.


Exibições:
PROVOCARE TV na TV COM

quinta-feira - 22h30

reprises:

sexta-feira - 9h30
sábado - 14h
terça-feira - 13h30
quarta-feira -17h30



Att,
Samira Galli
provocaretv@gmail.com


Acesse:

http://www.portalprovocare.com.br

Nenhum comentário: