PROVOCARE TV destaca Folia de Reis


Nesta semana o Programa PROVOCARE TV exibe uma entrevista com os foliões José Coppi e Antonio Alvino da Silva, componentes da companhia de Santos Reis de Sorocaba. O grupo nasceu na Vila Formosa e foi idealizado pelo mestre José Coppi, que luta para preservar a tradição da festa de Reis, relembrando o caminho dos Reis Magos seguindo a estrela guia. A folia que acontece entre os dias 24 de dezembro a 06 de janeiro, carrega uma bandeira que é o símbolo de devoção e segue sempre à frente do grupo nas visitas as residências.
Durante a entrevista, será exibido o documentário com a história da Folia de Reis em Sorocaba e mostra a caminhada dos foliões às casas dos devotos. Eles ainda cantam e apresentam o CD que registra os reisados.
No programa, o mestre embaixador José Coppi fala sobre a companhia da Vila Formosa, que atualmente tem 13 integrantes, a sua luta na preservação da tradição que representa o nascimento do menino Jesus e a diferença entre a Folia de Reis e a Festa do Divino. Antonio explica sobre as funções de cada integrante e principalmente do “Bastião” que é o responsável por recolher fundos para a realização da festa de Folia. Os entrevistados ainda contam curiosidades, como por exemplo, o fato dos instrumentos desafinarem ao adentrar uma casa com energia negativa.
O programa é gravado no Transamérica Flats The First, vai ao ar pela TV COM (canal 7 da NET Sorocaba) nesta quinta-feira (02/10) às 22h e será reprisado no sábado e no domingo às 13h.
A equipe técnica do PROVOCARE TV é formada pelo cinegrafista Jorge Silva, edição de imagens de Guilherme Costa Leite e Anayza Alves, assistentes de produção Cintian Moraes e Carlinhos Gonçalves, produção de Luciana Lopez. A apresentação é de Míriam Cris Carlos e a direção geral é de Werinton Kermes.
O e-mail para contato é provocaretv@gmail.com.


Fotos Werinton Kermes
____________________
Cintian Moraes

Nenhum comentário: