PROVOCARE TV apresenta o Cururu, com Cido Garoto

.............Nesta semana, o PROVOCARE TV apresenta a cultura popular do interior paulista, na região do médio Tietê. Trata-se mais especificamente do Cururu, e traz uma entrevista com o sorocabano Cido Garoto.
.............Cido Garoto começou na década de 60, primeiro tocando violão, posteriormente a viola para o irmão, assim se interessou por esse desafio cantado pelos "cururueiros", e percebeu que não havia tantos cantadores. Se inseriu, aprendendo cada vez mais sobre a história e os métodos do cururu. No programa, o cantador apresenta a história dessa tradição, explica também a composição do desafio, desde o sorteio dos cantadores até os ritmos, as rimas e regras.
.............Com o sotaque tradicional do interior paulista, o dialeto específico do caipira, Cido Garoto relata, com seu linguajar requintado e simples, toda sua vasta experiência na música popular regional da nossa região. Ele explica a origem do Cururu, surgida dos bandeirantes na época da colonização, no qual eles se desafiavam para ora ironizar o rival, ora ressaltar seu nome perante os outros.
.............Com trechos de documentários e entrevistas com Cido e outros cantadores de cururu, o programa faz um retrato minucioso dessa importante manifestação artística, apresentando para o telespectador todos os detalhes dessa simplicidade disfarçada do cururu, que, conhecendo-se, vê-se tão complexa e bela como tantas outras manifestações culturais do nosso folclore musical.
.............O programa é gravado no Transamérica Flats The First e vai ao ar pela TV COM (canal 7 da NET Sorocaba) nesta quinta-feira (18/12) às 22h e será reprisado no sábado e no domingo às 13h.
.............A equipe técnica do PROVOCARE TV é formada pelos cinegrafistas Jorge Silva e Fábio Costa, produção de Luciana Lopez com assistência de Rodrigo Lopes e edição de imagens de Flávia Karam. A apresentação é da doutora em Comunicação Míriam Cris Carlos e a direção geral é de Werinton Kermes. O e-mail para contato é provocaretv@gmail.com.
Rodrigo Lopes
foto: Werinton Kermes
.
.
.

Nenhum comentário: